segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Um estádio que rendeu 7 títulos ao ABC em 10 anos

Estádio Frasqueirão é considerado uma das sete maravilhas do RN (Foto: José Carlos Borges).

Por: José Carlos Borges

Estrutura, amor e esporte, estas são as palavras que definem o estádio Frasqueirão, considerado o principal patrimônio do ABC Futebol Clube e a sexta maravilha do Rio Grande do Norte. Inaugurado em 22 de Janeiro de 2006, localizado no Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache, com capacidade para 18 mil torcedores, se tornou o palco das principais conquistas do “Mais Querido” nos últimos anos.

Como tudo começou

Através do então presidente Judas Tadeu Gurgel que, em um período no qual o clube passava por diversos problemas financeiros, e dependendo do antigo estádio Machadão para mandar seus jogos, ele teve a ideia de fazer a primeira permuta, conseguindo pagar todas as contas do clube e, a partir daí, a possibilidade de dirigir o “Projeto Frasqueirão” e dar início ao sonho do alvinegro em possuir próprio estádio, consequentemente reduzindo os custos que tinha quando atuava em outras praças esportivas.

“O ABC é um clube de tradição e nós conhecíamos a história de outros clubes com estádio próprio e aí vimos que o nosso clube poderia ter o seu. Então, levamos o projeto para o conselho que aprovou e hoje temos o orgulho de possui o Frasqueirão”, afirma Gurgel.

Atual presidente do ABC, Judas Tadeu foi o responsável por fazer o Frasqueirão “sair do papel” (Foto: Globoesporte.com)

Estrutura do Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache

Com uma estrutura invejável no futebol do RN, o Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache comporta a parte administrativa do clube, apartamentos que abrigam, tanto os atletas das categorias de base, como também os profissionais que ficam em concentração no complexo em vésperas de jogos importantes. Entre outros locais que pertencem ao complexo, há salas reservadas para a nutrição, o treinador, troféus, departamento de futebol, refeitório, fisioterapia, fisiologia, academia, delegacia, imprensa, ouvidoria, triagem, além de locais mais específicos como estacionamento, auditório para a preleção com os atletas, área dos torcedores e sócios, como camarotes e bares, entre outros.

Grandes jogos que marcaram o estádio Frasqueirão e as conquistas do clube

O estádio Frasqueirão, ao longo dos seus dez anos de existência, se tornou palco de grandes jogos que marcaram a vida do torcedor alvinegro. Entre eles destacam-se o título de Campeão Estadual em 2007, com o garoto Wallyson marcando quatro gols na goleada em cima do América, seu maior rival, por 5x2, e o único título nacional do futebol norte-rio-grandense conquistado pelo ABC no Campeonato Brasileiro da Série C, em 2010, contra o Ituiutaba (MG). Além desses títulos, o clube também conquistou outros quatro Estaduais (2008,2010-2011 e 2015), inclusive nesta atual temporada, quando voltou a levantar a taça do Campeonato Potiguar após um jejum de quatro anos, goleando novamente o seu principal rival.

“ABC e América, em 2007, quando tomamos o título do América com quatro gols de Wallyson foi para mim uma conquista memorável neste estádio”, afirma seu Luiz, funcionário do clube.

Com a conquista da Série C em 2010, o ABC se tornou o único clube do RN com um título nacional (Foto: Elpídio Júnior)

Benefícios obtidos pelo ABC após a construção do Complexo Vicente Farache

A construção do seu complexo e, principalmente do estádio Frasqueirão, foi fundamental para que o ABC se tornasse um clube independente e com uma praça esportiva que lhe gerasse lucro e receita anual, sem necessidade de gastos com aluguel, como ocorria na época em que o clube jogava no antigo Machadão. Segundo o vice-presidente de futebol do clube Rodrigo Salustino, os benefícios obtidos pelo clube foram unir o local de treino com o de jogo e o da concentração, fazer com que o elenco tenha total conhecimento sobre o local do jogo, além de agregar um maior valor ao clube e uma facilidade para a captação de patrocinadores.

Principais torcedores do ABC 

Fanática pelo ABC, Deuzinha afirma
"amo mais o ABC do que meus filhos"
Foto: José Carlos Borges
Em toda a história de um clube, um dos principais pontos que lhe representam são os torcedores, e com o ABC não podia ser diferente. O clube possui seus personagens que, jogo a jogo, vêm movimentando as arquibancadas como é o caso de Deuzinha, têm outros que emocionam não só a torcida alvinegra, como também outras pessoas, como o garoto João Gabriel que, apesar de lutar para desenvolver melhor um tratamento físico, nunca desistiu de seus sonhos e um dia pretende ser goleiro do seu clube de coração. Ele foi homenageado pela torcida com um bandeirão (grande bandeira que busca representar um símbolo referente ao clube ou torcida). Não podemos esquecer, é claro, do roupeiro Joca que, há anos, segue trabalhando no clube.

“Esse estádio para mim é considerado uma das sete maravilhas do mundo, foi a melhor coisa que Judas Tadeu fez junto com a torcida abcdista e isso é nossa alegria, nossa casa, temos casa para jogar. Eu amo mais o ABC do que meus filhos”, comenta, de maneira sorridente, a torcedora Deuzinha.